quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

AS QUATRO ESTAÇÕES DOS GRUPOS PEQUENOS

 

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt 28.19-20)

Deus está trabalhando em nossa geração, nesses últimos dias, PREPARANDO seus discípulos e discípulas  para a conquista de cidades e territórios. A nuvem do mover de Deus é dinâmica, ela se move de maneiras diferentes no decorrer dos tempos. Precisamos entender qual é a estratégia básica de Deus para a Sua Igreja em todos os tempos.

O sistema de grupos pequenos é uma ferramenta ou estratégia ou, ainda, um sistema de organização da Igreja nas suas tarefas de evangelismo, discipulado e comunhão, ou seja, no cumprimento da Grande Comissão: fazei discípulos, batizando-os e ensinando a guardar tudo que vos tenho ordenado.

GRUPOS - MULTIPLICAÇÃO

Um sistema assim é um plano praticável que une os recursos que entram pela porta da frente (isto é, tempo, energia, criatividade, finanças, etc.) e os usa de uma forma sistemática para trazer os perdidos para Jesus e ensiná-los a guardar tudo que Jesus ensinou.

O sistema de grupos pequenos está baseado tanto no conselho de Jetro a Moisés (Êxodo 18:13-26) como no exemplo de Jesus que, mesmo tendo pregado e ministrado às multidões, separou doze homens a quem se dedicou em ensino particular, andando, comendo e dormindo com eles para imprimir seu próprio caráter neles, esperando que eles reproduzissem o mesmo nos outros que seriam ganhos pela sua palavra (Marcos 3:13, 14; Lucas 6:12, 13). O apóstolo Paulo utilizou o mesmo sistema, tendo sempre discíulos que caminhavam ao seu lado durante praticamente todo o seu ministério:

E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros” (2 Timóteo 2.2)

Podemos entender que o  o sistema de grupos pequenos pretende resgatar as características da Igreja Primitiva, que se reunia tanto no Templo como também em casas, e que era dinâmica, movia-se incansavelmente, direcionada pelo Espírito Santo.

De forma muito intensa no sistema de grupos pequenos, cada casa é uma extensão da Igreja, cada crente um evangelista e um discipulador (Atos. 1:1 a 2:41; 2:46-47; 5:42; 10:1-48; 12:9-17; 16:40; 19:8-12; 20:7-12; 20:20; 21:8-14; 28:16, 23, 24, 30 e 31; Romanos. 16:3-5, 14,15 e 23; 1 Co. 16:19; Cl. 4:15).

Um dos benefícios do Grupo Pequeno é a formação espiritual específica para cada grupo. Isso significa que há lugar para o crescimento de cada pessoa em nossa família. Sejam crianças, adolescentes, jovens, adultos e anciãos, todos podem crescer e desfrutar de um ambiente aconchegante, vivo e transformador.

As estações do ano são elementos que utilizaremos a cada trimestre para enfatizar um propósito específico e desenvolver ações estratégicas para o crescimento saudável da Igreja por meio dos Gps. Uma semente quando plantada e cultivada nasce, recebe cuidado, cresce e frutifica. Assim é a nossa vida, nossa Igreja e os nossos Grupos Pequenos.

QUAIS SÃO AS QUATRO ESTAÇÕES DOS GRUPOS PEQUENOS, E QUAIS SÃO AS SUAS ÊNFASES? – CONFIRA:

Na estação CULTIVO, vamos preparar a terra e semear. Na vidclip_image002a do GP, isso será feito por meio de evangelismo pessoal com o objetivo de alcançar e trazer mais pessoas para o grupo. Realizaremos eventos ponte como, “Dia do Amigo”, churrasco, pizzada, cinema especial, lista do OIKOS para oração e outros meios para atrair pessoas aos nossos GPs.

Na vida dos líderes iniciaremos o pastoreio e capacitação por meio dos encontros de liderança quinzenais. Os grandes momentos desta estação serão: Batismo em Março, a Campanha “Um Mês para Viver” em Abril e a Celebração do Coração Aquecido em Maio.

clip_image004Na estação CUIDADO, vamos proteger e desenvolver os novos na fé. Na vida do GPs, isso será feito por meio de integração, cuidado personalizado e na comunhão intencional dos novos nos GPs. Faremos séries de mensagens, e uma Campanha Intitulada “40 dias de Rendição”. Vamos incentivar que toda a liderança local, bem como, novos, participem do Encontro Com Deus.

 

clip_image006

Na estação CRESCIMENTO, para a glória de nosso Deus, iniciaremos o processo da frutificação. Na vida dos GPs, isso será feito por meio de séries específicas de batalha espiritual, finanças, família e serviço. Será um tempo de desafios para um amplo desenvolvimento dos nossos Atos de Piedade e das Obras de Misericórdia. Vamos sair para atos de bondade, nos envolveremos intensamente com os projetos sociais e missionários. Na vida dos líderes, iniciaremos o processo da transição ministerial para o biênio 2014-2015. Na Celebração do Jubileu de Álamo, vamos celebrar nossa “1ª. Festa das Águas” em Setembro.

 

clip_image008

Na estação COLHEITA, vamos celebrar a multiplicação do pastoreio, liderança e GPs. Na vida dos GPS, isto será feito por meio de festas de confraternização entre os GPs. Na vida dos líderes, vamos celebrar comprometendo-nos com a capacitação da nova líderança. O grande momento desta estação será a “Festa da Multiplicação” – a maior celebração do ano (07/Dez).

BANNER ANO DA MULTIPLICACAO 200x200